“Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá,e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada.”

Isaías 62:4

sábado, 27 de outubro de 2012

Deus Espera Ouvi-lo




Deus ouve quando você ora.
Simples?  Intrigante? Surpreendente? Normal?
O que você acha disso: o Deus de todo o universo ouve quando você ora? Parece um pouco distante, não? Com certeza isso não é comum.
Afinal, Ele é Todo-Poderoso, Soberano e tão grande que ninguém nunca pôde entendê-lO.

É sobre isso que quero escrever neste devocional. Amado, abra o seu coração às palavras que serão transmitidas a você. Acredite: elas podem mudar a sua vida!

Sim, essa mensagem é para você, para mim (e como!), e para todos aqueles que anseiam por conhecer ao Pai em intimidade.
Ao final deste devocional há uma música (Estou só - Filhos do Homem), e eu o convido a ler esse devocional escutando-a, ou ouvi-la quando você acabar de lê-lo.

A oração tem sido assunto de fuga de muitos cristãos. Parece algo impraticável em algumas situações, incabível ou difícil.
Chato, talvez? Tedioso, sonolento? Religioso?

A verdade que é a oração tem perdido o seu real foco. Não se dá mais tanta importância a oração. A não se, é claro, antes das refeições (ah! e rápido, por favor, por que eu estou com fome!). Mas só antes do almoço ou da janta, porque onde já se viu orar no café da manhã? Infelizmente, não há oração durante durante o desempenho de nossas atividades, porque só em ser lembrada a palavra "oração" já causa um "incômodo". A não ser que precisemos de algo urgentemente. Mas por que isso acontece?

É porque enquanto a voz do Pai diz "Venha a mim, filho! Descanse em mim. Eu também não te condeno. Eu te amo, venha. Eu sou a tua ajuda e o teu sustento. Confia em mim!", voz da religiosidade diz "Peça com modos, se comporte conforme o padrão que eu exijo, e você terá aquela benção. Ah! E não esqueça do modelo!".
Modelo? É sim, aquele jeito "bonito" e "longo", que costumamos ouvir.

Vejamos o que a Jesus disse sobre a oração:

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam a sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem." 
Mateus 6:5-8

É tão bom ter alguém que te vê em secreto. Alguém que conhece todos os seus desejos, vontades e todo o seu coração. Alguém que se importa com cada detalhe!

Porque falei tanto sobre como está corrompida pela religiosidade a oração, chegando a ser limitada a uma reza? Simplesmente para poder descrever a respeito do que é verdadeiramente a oração!
Vamos agora mesmo subir ao monte em que Jesus proferiu as palavra que acabamos de ler. Sim, vamos subir a este monte a se assentar perto dele. O que você acha? Eu te convido a agora concentrar-se nas palavras dele e deixar que ele o transforme, no mais profundo. Talvez, se você olhar para o lado verá os discípulos. Talvez, se olhar para trás, verá a multidão agitada, mas assentada, buscando naquele Homem algo que as satisfaça.  Ou então verá um jovem com pele de bebê que a minutos atrás tinha apenas dois ou três dedos em cada mão por causa de sua lepra. Não sei o que você veria ao redor naquele monte. Mas tenho certeza que se você olhar para frente, verá os olhos dEle fitos em você, ansiando todo o seu coração.
Vamos, subamos agora a monte e concentremo-nos nele. Ouça-o diser:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." 
Mateus 11:28-30

Primeiramente ele diz: "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam a sua plena recompensa." (vs. 5)

Hipócrita significa falso para com Deus. Esse é um ponto que facilmente erramos. Deus quer que sejamos verdadeiros para com Ele, isto é, sinceros. Não importa em que momento você esteja, seja bom ou mau, ele quer que você CONVERSE com Ele. E este é o sentido genuíno da oração: uma conversa com Deus. É como se ele dissesse: "Filho amado (sim, Ele te ama), vem no meu colo e desabafe. Eu prometo suportar. Deixe que eu resolva isso!". E sabe o porquê? É porque ele te ama e te deseja tanto que quer o seu coração completamente.

Foi ele que te criou, que te formou e escreveu todos os dias da sua vida em um livro que ele guarda com Ele (Salmos 139:16, aliás, leia salmo 139:13-18). Ele te fez parecido com ele e te criou para seu seu filho. E com certeza ele sabia que você passaria também por dias maus. Seja sincero, nem que sua sinceridade seja o silêncio na presença dele.
Esse versículo nos mostra que Ele conhece a intenção do nosso coração, e Ele sabe quando conversamos com Ele "de verdade" ou por interesse/orgulho/rotina.

"Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará." (vs. 6)

Olhe nos olhos dele, eu insisto, por favor. Veja a paixão, o amor que flui dEle mesmo. Ele nos quer mais do que você pode imaginar. Mais do que nós mesmos o queremos (dói, não?)!

Veja o cenário atrás da rocha em que Ele está sentado. Uma visão única em cima deste monte. Vá a uma janela ou a algum lugar aberto agora (se você pode) e observe por alguns instanstes o céu. Olhe para a palma de sua mão, e também para o fundo dos seus olhos em um espelho (sabia que eles não são iguais nem entre si?).

Este momento é único para você, você é único. Ele planejou tudo, até a posição das nuvens (por mais estranho que isso possa parecer) para esse instante.

A verdade é que Ele deseja estar com você. Ele almeja e suspira por um encontro contigo. Surpreendente, não? No mínimo uma verdade ousada para o Criador de todas as coisas! Mas o que ele vê em nós, o que o move até nós, o que faz com que ele não desista e se importe com a nossa vida? O amor. Simplesmente o amor . Às vezes chamo este amor de "Amor in" (porque é incomparável, incompreensível, imensurável, incalculável, infalível e incondicional - com certeza há muito mais a acrescentar!).

O fato de ser infalível e incondicional nos mostra que Ele vai fazer de tudo para nos conquistar. Queira você ou não, deseja você ou não, gostando você ou não, ele empregará todas as Suas energias e se esforçará para tocar o seu coração.

E ele quer ter um encontro com você. Por isso ele pede (implora) que você lhe dê uma chance: vá para seu quarto e feche a sua porta. Vá ao seu escritório e fale com Ele. Converse com Ele no intervalo das aulas. Dê-lhe uma piscadela no meio do treino. Reserve alguns instantes e ofereça-lhe o seu coração.

Com certeza Ele virá para recompensar o seu esforço de separar-lhe alguns instantes. Ele não desprezará, por menor que seja a sua oferta, desde que seja de todo o coração.
Com certeza Ele virá!

"E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos" Mateus 6:7

Sabe, Deus se importa tanto conosco que presta atenção nos detalhes da nossa vida. Para um pouco e fique em silêncio. Tente sentir o seu coração bater, ouça sua respiração. Percebe o agir dele em você?
Ele está te vendo. Isso o incomoda? Saiba que Ele não o acusa. Embora ele odeie o nosso pecado, ele nos ama. Não tenha medo, não hesite em ir a ele. Não tenha mede de fechar a porta e ficar a sós com Ele. O desejo dele não é te fulminar. Mas não se engane, Ele odeia o pecado.

Porém, por que ele odeia o pecado? Porque isso agride a Sua natureza santa, e nos separa dEle. E por ele te amar tanto, e te querer tão perto, é que Ele não quer que você se separe dEle pecando.

Bem, você está no monte. Levante a cabeça e ouça o seu sussurro: "Eu tenho ciúmes de você, meu amado; eu amo você!" Deuteronômio 32:21

Sim, ele presta atenção em você o dia inteiro, todos os segundos. Você não consegue fugir da presença dele (leia o salmo 139, versículos 1 ao 12).

Por isso, você não precisa ficar repetindo a mesma coisa para tornar a sua oração comprida, pois ele te ouve (sabia que ele ouve você suspirando, toma nota de todas as suas lágrimas e sorri a cada sorriso seu?)

Ele presta atenção em cada detalhe da nossa vida, e não joga fora nenhuma das nossas orações, por mais que às vezes nós desistamos delas.

Não que seja errado orarmos muito, de jeito nenhum! É bom, é o seu relacionamento com Deus. Mas tudo isso só é bom quando há verdade e sinceridade para com Ele.
Ah! Ele conhece as minhas palavras antes mesmo que eu lhe fale - Salmos 139:4!

"Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem." 
Mateus 6:8

Deus sabe do que você precisa, mas isso não o isenta de orar. Ele quer ouvir o seu coração e sentir o calor da sua paixão por Ele (mesmo que esse calor se esfrie).

Ele te criou a Sua imagem e semelhança, e deseja te chamar de filho, se você o receber como Pai. Ele quer te pegar no colo, te girar como uma criança no ar, nadar com você, empinar pipa e colocar um anel em seu dedo.

Ah! Ele só quer passar um tempo junto.
Mas meu querido, não desista. Mesmo que você não o sinta, confie que Ele está com você. Não deixe sua mente por em dúvida a Sua presença em você. Cuidado, pois o Diabo pode soprar vozes acusadoras, dizendo que você fez isso ou aquilo, para te desanimar. Para te fazer olhar para o chão, e não para os olhos dEle! Tenha fé firmada nEle, e confie no Seu amor; nunca pense que Deus está contra você!

E fique atento em relação a sua vida: peça ao Espírito Santo que lhe mostre se você cometeu alguma falha, se você pecou, pois isso sim pode separar você da presença dEle. Não que ele deixe de amá-lo.

NÃO! Ele não quer estar longe, mas se há pecado em nós, nós mesmos acabamos por nos afastar. Peça então a Ele que o limpe e o lave. Siga o caminho da cruz: Jesus já sofreu o castigo da nossa desobediência para que HOJE nós pudessemos nos achegar ao Pai!

 "Pois Deus enviou se Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele." João 3:17

Peça a Ele que o ensine a orar, e o ajude. A oração não é um meio para se alcançar um relacionamento com Deus; antes, é o próprio relacionamento!

Guarde em seu coração isto para toda a sua vida: Jesus intercede por você a todo instante, e prometeu que você nunca estaria sozinho:

"Portanto, ele [Jesus] é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive para interceder por eles." Hebreus 7:25

"porque Deus mesmo disse: 'Nunca o deixarei, nunca o abandonarei'." Hebreus 12:5b

Tenha fé quando for orar, pois é a fé que faz a diferença em uma oração. 
A fé e o amor sustentam a oração.
Mesmo que "ao fechar a porta de seu quarto"  você não O sinta por perto e sua mente vacile com pensamentos enganosos, tenha fé que Ele esta ouvindo-o.

Fé é ter a certeza que Deus sempre é Perfeito!

Amado, Deus espera ouvi-lo!
Ele nos convida a amá-lo.
Ele insiste em que o amemos.
Mas, no fim das contas, a escolha é sua e é minha!




Estou só
Posso ouvir a sua voz
Meu coração é teu
Quero em teus braços descansar
Sou teu filho
E é bom estar contigo como filho
Que sente a presença do pai ao seu redor

Vou olhar em Teus olhos
Vou jogar-me em Teus braços
Como criança me gira no ar
Esse é o instante que eu espero
Esse é o momento que eu mais quero
A hora de te encontrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário